Artigos

Você é criativo, acredite!

A falta de criatividade é um problema, melhor, prefiro dizer que é um fantasma que assombra milhares de pessoas. Se você já viveu a experiência de ter de criar um memorando, uma declaração, uma carta comercial, um procedimento, uma norma ou qualquer outro documento que requeira a criação de um texto claro, envolvente, bem estruturado e criativo, sabe bem do que estou falando!

Hoje vou compartilhar uma ferramenta bem simples que utilizo já faz algum tempo e que me ajuda muito, tenho certeza que pode te ajudar também. No final também vou compartilhar algo que preparei com muito carinho para você! Mas antes de falarmos dessa ferramenta, vou compartilhar uma lenda que gosto muito, ao termino você irá compreender onde quero chegar!

Anúncios

Ubuntu

Existe uma lenda africana, aliás uma linda lenda, que conta que um antropólogo foi visitar um povoado africano. Lá chegando, quis conhecer a cultura daquele local e saber quais eram os seus valores. Assim, decidiu propor uma brincadeira para as crianças. Ele colocou um cesto de frutas perto de uma árvore. E disse o seguinte às crianças: 

– A primeira criança que chegar à árvore, ficará com o cesto de frutas.

Anúncios

Quando o sinal foi dado, algo muito inusitado ocorreu, todas as crianças deram as mãos umas as outras e começaram a correr juntas. Ao chegarem ao mesmo tempo, todos desfrutaram do prêmio. Eles se sentaram e repartiram as frutas. 

O antropólogo lhes perguntou por que tinham feito isso, quando somente um poderia ter ficado com todo o cesto. Uma das crianças respondeu: 

‘Ubuntu’.  Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste? 

O homem ficou impressionado pela resposta sensata desse pequeno.

Ubuntu é uma antiga palavra africana que tem origem na língua Zulu (pertencente ao grupo linguístico bantu) e significa que “uma pessoa é uma pessoa através (por meio) de outras pessoas”. É uma palavra que apresenta significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, entre muitas outras ações que realizamos em sintonia com a nossa alma (com o nosso ser interno), buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta.

Nosso artista interior

Quando falamos em criatividade, muitas vezes pensamos em algo pertencente apenas ao universo dos artistas, músicos, poetas. Se você faz parte do grupo que pensa desta forma, saiba que não está errado, mas também não está correto!

Anúncios

Nossa criatividade é algo muito particular e muito importante, todos a possuímos. Muitas vezes quando dizemos “não sou criativo”, deveríamos dizer “não usei minha criatividade e ela adormeceu!” Nascemos criativos, mas ao longo do tempo criamos vários bloqueios, precisamos encontrar meios de eliminar tais bloqueios e nos reerguer para uma vida criativa.

Acredite, há uma energia criativa que diariamente tenta se expressar através de você, permita que essa energia se manifeste!

Qual a relação entre a criatividade e lenda da aldeia Zulu?

Quando pensamos em criatividade, tendemos a considerar que ela é um meio para atingir um fim. Se, por exemplo, você precisa escrever um memorando e lhe pedem para fazer diferente e melhor do que os anteriores já escritos, se não houver um modelo para copiar, a primeira ação é correr para o Google e pesquisar algo que possa rapidamente resolver seu problema. Nesse momento, enquanto pesquisa, você pode pensar: “Se eu fosse mais criativa (meio), esse memorando ficaria pronto rapidamente!” (finalidade)

Observando as crianças da lenda africana, vemos que elas agiram em sintonia com algo muito nobre, Ubuntu, generosidade, respeito, solidariedade, cooperação e acolhimento. Eu poderia discorrer aqui sobre cada uma dessas virtudes, mas vou resumir dando ênfase ao que há de mais sublime e essencial, o desejo real e sincero de ser feliz e fazer feliz. Para as crianças, de nada adiantaria apenas uma ganhar se para isso fosse necessário que outras perdessem e ficassem tristes. Garantindo que todas elas tivessem direito ao prêmio, elas ganharam muito mais do que as frutas, elas conseguiram garantir o bem estar de todos.

Trazendo essa reflexão para nosso foco que é a criatividade, se passarmos a pensar no bem estar do outro e nos conectarmos com essa energia (meio), mantendo o firme propósito de fazer algo cujo resultado irá garantir a felicidade e o bem estar da pessoa que receberá o produto do nosso trabalho, a criatividade fluirá (fim). Perceberam que aqui a criatividade não é um meio e sim um fim?

Quando nos preocupamos com o bem estar do próximo, estamos conectados com algo muito superior, você pode chamar de experiência espiritual, Poder superior, Fonte, Universo, Deusa, Deus, a palavra não importa, use aquela que fizer mais sentido e ressoar com sua crença, o importante é que você entenda que ao nos abrirmos para um sentimento sublime, ao nos conectarmos com o Amor ao próximo no momento de criarmos algo, neste momento estamos em contato com o autor de toda a criação, e o resultado deste contato não poderá ser outro senão a criatividade manifestada em forma de um excelente texto criativo, um serviço executado com maestria, um produto que atenda adequadamente os requisitos do seu cliente. E antes que julgue que tudo isso é transcendental demais e desista de praticar, já lhe afirmo que não é, basta que, a partir desse instante, você mude seu foco no momento em que precisar de sua criatividade.

Para muitas pessoas, apenas uma mudança de foco pode não ser suficiente, neste caso recomendo uma ferramenta bem simples, mas que para mim sempre surtiu um excelente efeito, as páginas matinais.

Páginas matinais

O que são as páginas matinais? São três páginas escritas a mão, com pensamento em livre associação, fácil, muito fácil!!! Devem ser escritas preferencialmente logo após sair da cama, se possível até antes de sair do quarto, quanto mais rápido você escrever, maior a chance de que não irá substituir esse momento por outra tarefa. Não tem nada para escrever?

Comece exatamente assim: “Não tenho nada para dizer!” E siga escrevendo o que vier em sua mente, qualquer coisa. O objetivo não é produzir um texto, é escrever. Claro, se se sentir inspirado a produzir um texto, escreva, mas não se prenda a esse modelo, deixe que as palavras fluam livremente. Acredite, palavras são capazes de iniciar um processo de mudanças em sua vida. O simples ato de começar a mover sua mão sobre o papel produzirá um efeito imediato em sua mente.

As páginas matinais não necessitam ser filosóficas, tiradas inteligentes, científicas, ninguém ira ler, ninguém terá permissão para ler, exceto você. Escreva onde você considerar melhor, numa folha avulsa ou um caderno, escreva três páginas, vire a folha e só retorne no dia seguinte. Quando abrir novamente o caderno para escrever, fuja da tentação de ler as páginas do dia anterior, sugiro que, se quiser ler o que escreveu, só faça isso após pelos menos 60 dias praticando, isso mesmo, sessenta dias!

A partir do momento que inicia-las, elas serão sua principal ferramenta para fazer sua criatividade adormecida acordar, ler o que já escreveu pode fazer o seu cérebro lógico te colocar em contato com um sentimento negativo, que em seguida se transformará em criticas ao que está escrito e por fim te fará desistir de continuar. Já que o que queremos é que você siga com sua prática, mantenha-se distante do que já escreveu!

Ao iniciar a prática, mantenha sua rotina normal, não fique pensando que já que iniciou o uso das páginas matinais, automaticamente tudo passará a fluir no momento de criar algo, respeite-se, respeite o tempo da sua consciência.

Haverá certamente alguns momentos de auto crítica, isso é totalmente normal, todos temos um crítico interior que nunca para de nos mostrar que ainda não somos bons o bastante. Se esse Sr. Crítico resolver te incomodar, apenas ouça, agradeça o que ele disse e siga em frente. Se mantiver a prática diária das PM’s (PÁGINAS MATINAIS), o Sr. Crítico deixará de te incomodar. Lembre-se apenas que, independente do seu estado de humor, suas três páginas diárias devem ser escritas.

Com o passar dos dias, essa prática fará com que o seu cérebro lógico, que reina o tempo todo, saia um pouco de cena e de lugar ao seu cérebro artista. Mantenha essa prática por pelo menos doze semanas, mas se você puder colocá-la como um momento especial de sua vida, pelo restante dos seus dias, faça isso!

Sempre que iniciamos algo, buscando obter um benefício, corremos o risco de perder a motivação se não vermos imediatamente um resultado aceitável. Para evitar que isso ocorra com você, ao iniciar seu trabalho, suas atividades diárias, pense em Ubuntu, conecte-se com essa filosofia simples, lembrando que, ao pensar em promover a felicidade de alguém, a energia do Amor passará a fluir, seu trabalho será realizado com um novo sentido, com mais propósito, e independente do que esteja fazendo, o resultado será positivo.

E, antes de finalizar, como prometi no início, preparei algo com muito carinho para você. Eu expliquei que as páginas matinais devem ser escritas a mão, mas, caso você seja uma pessoa muito resistente a essa modalidade da escrita e queira digitar, clique aqui e faça o download de uma página que criei para você utilizar. Salve essa página no Google Drive, em uma pasta própria para suas páginas matinais, assim você poderá utilizá-la onde estiver.

Desejo que você alcance os resultados que espera e que seja muito feliz nessa jornada!

Escrito por: Edna Alves.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!