A propaganda, como já sabemos, é a “alma do negócio”, e leva empresários a investir altos valores para conseguir, através de recursos audiovisuais, influenciar a decisão do consumidor.
Como decorrência desse fato, temos verificado, tanto na televisão, em jornais e revistas, como também nas redes sociais, que as propagandas são aperfeiçoadas continuamente e os profissionais responsáveis por elas, mais valorizados.
Entretanto, é inegável que o consumidor também mudou, principalmente por ter maior acesso às informações. Hoje, ao pensar em adquirir um produto ou serviço, uma pessoa não verifica apenas o valor mas também a qualidade, a eficiência, a durabilidade, a disponibilidade de assistência técnica e pós venda, o conforto , a excelência no atendimento oferecido pelo vendedor e pela empresa, e, sobretudo, se o objeto escolhido atenderá realmente sua necessidade primordial.
Outro aspecto a ser considerado é o famoso “boca-a-boca”, as pessoas trocam informações, boas e ruins, a respeito dos produtos e serviços, o que pode influenciar e mudar a decisão final do cliente. Como última observação, é fato que os meios de comunicação e propaganda utilizados pelas empresas são os mesmos que informam aos consumidores seus direitos.
Portanto vemos que, contrapondo-se a esta indústria da persuasão, formadora de opinião, chamada PROPAGANDA, há pessoas que analisam, avaliam e escolhem a quem devem entregar seu dinheiro, pessoas estas que podemos denominar “Consumidores Modernos”, capazes de fazer suas escolhas baseadas em algo mais do que apenas uma fotografia ou vídeo bem produzido e frases ensaiadas, pessoas estas que estão passando a ter maior criticidade no momento da escolha e se tornando alvos difíceis da indústria da propaganda.
Investir em marketing é essencial? Sim, mas antes de considerar tal investimento é necessário planejar e executar ações que irão garantir a qualidade dos produtos e serviços, o marketing vende mas somente a qualidade fideliza!