Artigos

Benefícios da certificação ISO 9001

Há diversas razões que levam uma empresa a implantar a NBR ISO 9001, sendo algumas delas: “meu cliente está me exigindo a ISO 9001” ou “meu concorrente implantou a ISO e também quero a certificação” ou “o segmento em que atuo está mudando e ter qualidade certificada está se tornando relevante para o sucesso do meu negócio”. Será que essas empresas estão atentando para os benefícios que o Sistema de Gestão da Qualidade estabelecido pela ISO pode proporcionar? Ou será que a implantação está ocorrendo apenas por exigências ou pressões do mercado?

Nesse cenário, estaria então a norma ISO 9001 sendo tratada como uma “lei”?

Anúncios

Podemos dizer que em determinados mercados sim, clientes, como todos nós, podem estabelecer requisitos para compra de seus produtos e serviços e um deles pode ser a apresentação de um certificado reconhecido internacionalmente, como é o caso da ISO 9001. Porém é importante que as empresas aproveitem essas exigências para colher os benefícios proporcionados pela ISO, que são muitos.

Podemos analisar os benefícios da implantação da norma através de três esferas: a esfera interna, onde a empresa ganha maior desempenho estratégico e operacional, e na esfera externa, onde a empresa ganha mais desempenho no mercado.

1. Desempenho operacional

Implantar a ISO 9001 contribui com o aumento do envolvimento dos colaboradores nos processos;

Anúncios

A rotina de trabalho passa a ser orientada para resultados e todas as etapas desnecessárias são eliminadas;

As tarefas são padronizadas e as responsabilidades definidas claramente, contribuindo com segurança e agilidade nos trabalhos;

Os colaboradores realizam suas tarefas buscando melhorias na qualidade e aumento na satisfação dos clientes;

A criação de um sistema de controle para identificação e tratamento dos problemas encontrados é importante para evitar retrabalhos, o que contribui diretamente com a redução de custos operacionais;

A ocorrência de não conformidades pode ser prevenida em qualquer fase do ciclo de produção de um bem ou serviço, desde o planejamento até a entrega ao cliente, incluindo as atividades pós-venda.

Com a frequente promoção de treinamentos e da qualificação dos colaboradores, o desempenho organizacional tende a aumentar ao longo do tempo;

Os desperdícios passam a ser combatidos e os processos se tornam mais confiáveis. A norma ISO 9001, devido aos registros, auditorias e análises que produz é também uma importante oportunidade para melhoria contínua e também para a gestão do conhecimento interno da organização.

Anúncios

2. Desempenho no mercado

  •  Melhorar significativamente a imagem da empresa junto aos clientes;
  • Melhorar o relacionamento técnico e comercial com os fornecedores;
  • Aumento da segurança, confiabilidade e disponibilidade dos bens ou serviços adquiridos;
  • Melhorar a comunicação para proporcionar meios mais eficientes de troca de informações com o cliente;
  • Compromisso constante com a melhoria contínua, estabelecendo desta forma um grande diferencial estratégico no mercado em que atua;
  • Eliminar as barreiras técnicas e comerciais, evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre bens e serviços em diferentes países, facilitando significativamente o intercâmbio comercial.

3. Desempenho estratégico

É importante analisar também a perspectiva estratégica da ISO 9001. Nesse aspecto, o foco é colocar a certificação ISO em um contexto amplo, de longo prazo, em que tal certificado não é visto de forma isolada, mas inserido em um modelo em que se consideram os aspectos essenciais da SOBREVIVÊNCIA da empresa e de como a ISO afeta tais aspectos e é por eles influenciada.

Ao mesmo tempo, falar em estratégia chama a atenção para a visão de longo prazo, em que se analisam tanto os reflexos que uma gestão que prioriza a qualidade costuma trazer, como se definem as ações que podem garantir posições consolidadas da organização no mercado.

Em suma, quando colocamos a ISO em uma perspectiva estratégica ampliada, estamos considerando que o Planejamento Estratégico será confeccionado sob a ótica da Gestão da Qualidade e, dentre outros objetivos, pode conter alguns semelhantes a estes:

  • Considerar a Qualidade e a certificação ISO 9001 como fator de sobrevivência para a empresa;
  • Elevar a ISO 9001 à categoria de diferencial competitivo;
  • Adotar uma visão de futuro em relação a certificação ISO, considerando cenários prováveis e inovadores para a organização, para o mercado e para a sociedade como um todo.

A lista de objetivos sugerida acima pode ser ainda maior, essa discussão é ampla e muito benéfica para a empresa que a colocar em pauta. Vale lembrar que vivemos em uma sociedade altamente inovadora e tecnológica, discutir objetivos estratégicos para a certificação ISO deve ser ação contínua em uma empresa que deseja perpetuar seus negócios.

O certificado ISO 9001 é uma referência internacional em Gestão da Qualidade, pois a mesma norma utilizada em países como Japão, China, Estados Unidos, Alemanha é também utilizada aqui no Brasil.

Implantar efetivamente um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001 pode trazer esses e outros benefícios, mas apenas conseguir o certificado não trará benefício algum. O certificado garante aos clientes que o seu Sistema de Gestão da Qualidade foi avaliado e considerado satisfatório conforme a norma. Ele pode ser desconsiderado? Necessariamente não, o certificado está para o Sistema de Gestão da Qualidade como a habilitação para o motorista, é um documento que avaliza sua adequação. Você pode aprender a dirigir, e até se tornar um bom motorista mesmo sem ter habilitação. Mas na hora de garantir que você é de fato um motorista apto não tem jeito: é preciso apresentar a CNH. Acredito que nenhuma empresa contrataria um motorista sem habilitação, certo? Pois é assim com a certificação: muitos clientes não aceitam você como prestador de serviços ou fornecedor sem tal certificação, e você pode perder negócios, mas se a empresa possuir apenas o certificado e não efetivamente a Qualidade implantada e implementada, sua empresa continuará perdendo clientes e participação no mercado.

Ambos são relevantes para seu negócio, sistema implantado e o certificado concedido, cabe à Direção da empresa trabalhar por conquistá-los e principalmente, conseguir cativar cada colaborador para que tenham um real entendimento do quanto eles são importantes no processo de implantação e manutenção da ISO 9001, para o crescimento da empresa e consequentemente, para seu desenvolvimento enquanto membro da equipe.

Gosto de pensar que ter uma certificação ISO 9001 coloca uma empresa e as pessoas que nela trabalham em um patamar diferenciado, afinal, estamos falando de uma norma que é referência internacional em Gestão da Qualidade. Como entusiastas da Qualidade, é importante estarmos diariamente conscientes de que estamos lidando com uma norma que também é utilizada em países como Japão, China, Estados Unidos, Alemanha, entre outros.

Escolha um momento do seu dia, sugiro que faça isso logo pela manhã pois, como diria minha avó, as ideias ainda estão frescas, e medite nas proporções continentais da ISO 9001 e se, em sua empresa, ela tem a relevância que merece. Será que uma empresa, do mesmo ramo que a sua, mas instalada no Japão, gerencia a certificação ISO da mesma forma como hoje ocorre em sua empresa?

Se hoje, exatamente agora, uma empresa japonesa solicitasse uma auditoria em sua operação, entrevistando parte de sua equipe, para definir se iria homologá-la como fornecedora, o resultado dessa auditoria seria satisfatório para ambos os lados? Pense nisso e se não gostar das conclusões as quais chegar, comece um processo de transformação hoje mesmo!

Vou finalizar parafraseando Jobs:

Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores. Se faz bom atendimento e entrega serviços de qualidade, então este é o seu negócio”.

Excelentes negócios a todos!

Edna Alves

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!