Você admite a falta de Qualidade? Pois é, ninguém admite! A verdade, dolorida e que massacra o fluxo de caixa da maioria dos empresários brasileiros é que ninguém nunca admitiu e jamais admitirá a má qualidade.
Há exceções? Sim, sempre há, mas o funcionário que assumiu seus erros, corrigiu, aperfeiçoou, mudou suas atitudes, ampliou seus conhecimentos, esse está muito bem empregado e muito bem financeiramente; o empresário que admitiu sua responsabilidade em relação as falhas da empresa, sua falta de comprometimento com a padronização de processos e com a melhoria, que investiu em ações para sair da “zona de rebaixamento”, esse já possui um negócio inovador, lucrativo, tem bom fluxo de caixa, capital de giro e já elevou sua empresa para um patamar superior.
A maioria, onde se encontra? Naquela zona, velha amiga de muitos, conhecida como “zona de conforto”, que de confortável não tem nada, colocando a culpa no outro, apontando o dedo para o colega, para a situação do mercado, para os políticos e até para Deus (acreditem, há quem culpe Deus por sua incompetência)!
O departamento ou a empresa onde ocorrem os desperdícios é sempre do vizinho, dos colegas, dos concorrentes, nunca o da gente. “Aqui na minha empresa nós trabalhamos com qualidade. ” “Problemas, falta de inovação e de visão, só nos meus concorrentes, eu sou o melhor no que faço. ” Seja sincero, todos, ou pelo menos a maioria, pensa ou não pensa assim?
Para nossa infelicidade, essa unanimidade é a grande evidência de que a má qualidade impera em todos os lugares. Tenho certeza de que ela impera inclusive aí, onde você está sentado agora nos concedendo a honra com sua leitura.
Quando eu era criança, ouvi diversas vezes minha mãe dizendo: “O barato sempre sairá caro, aprenda isso. ” Durante muito tempo eu relutei em acreditar nessa verdade, mas os diversos erros que encontrei, problemas ocasionados por empresas que vivenciei e senti na pele, fizeram com que eu enterrasse o desejo de fazer minha mãe enxergar que ela estava errada, ela estava certa em sua humilde opinião!
Quarenta anos se passaram, os negócios evoluíram, o mercado evoluiu, negócios digitais ganharam mais espaço, e o cenário não mudou. A má utilização de recursos que estão à disposição de muitas pessoas e empresas continua reduzindo a produtividade do trabalho realizado pelas pessoas e constitui a maior fonte de custos possíveis de serem evitados. Vou repetir: “ A má utilização dos recursos que você tem a sua disposição é a maior causa de custos que você poderia evitar! ”
Se você não compreende isso e deixa de investir em qualidade, saiba que está fazendo parte do grupo de pessoas que são vítimas dos altos custos decorrentes da falta de qualidade!
Você pode argumentar, tentar justificar que estamos atravessando uma crise e por isso não pode, nesse momento, investir em qualidade. Se essa é sua escolha, saiba que o caminho para enfrentar essa crise, reduzir seus custos e ainda encantar seus clientes é justamente o oposto, ou seja, investir na qualidade.
Posso escrever páginas e páginas de cases de empresas e pessoas que venceram a crise investindo na qualidade, mas vou citar apenas o Japão no pós-guerra, fato esse bem conhecido por todos nós. Não vou me aprofundar no case japonês hoje pois ele não é o objeto principal desse texto, mas a solução encontrada para rapidamente reerguer o país no pós-guerra foi justamente investir em qualidade.
A estratégia deu tão certo que, além de salvar o país, ainda influenciou a Gestão da Qualidade em outros países e fez grandes contribuições com teorias e conhecimentos que utilizamos até os dias atuais.
Se você quer se sobressair no mercado altamente competitivo, ou se seu objetivo é apenas sobreviver a crise, minha dica é que pare de verbalizar que não pode “gastar com qualidade! ”, pare de propagar a cultura de economizar com algo que é essencial, lembra que “O barato sai caro! ”
A qualidade nunca foi e nunca será um gasto, ela é o investimento que promoverá a redução consistente de custos e promoverá um combate sistemático a falta de qualidade.
Diariamente ouvimos falar muito sobre a qualidade, sobre a má qualidade ninguém quer falar, ninguém quer admitir, mas ela existe, aliás, ela impera nos detalhes do seu negócio, esteja você consciente disso ou não, admitir essa realidade já fará com você avance algumas casas no jogo da qualidade.
Quer, além de apenas avançar algumas casas, ganhar esse jogo? Pare de esperar a crise passar e comece hoje a investir em qualidade. Optar por manter a má qualidade, seja em produtos ou serviços, é certamente a decisão que lhe causará um grande prejuízo.
Você pode transformar sua empresa de forma que ela orgulhe e beneficie a todos, que entregue bons produtos e serviços e dê o lucro almejado. Para isso, comece multiplicando com sua equipe a preocupação frequente em produzir com o mais alto rendimento em perfeição e presteza.
Está em suas mãos a responsabilidade de obter os melhores resultados, comece a agir agora!
Desejo que você tenha muito sucesso nessa jornada, você é totalmente capaz!
Continue por aqui, no próximo post vou publicar uma dica que te ajudará a iniciar as ações em prol da qualidade, mesmo que tenha pouco ou nenhum recurso financeiro para investir.
Abraços,
Edna Alves.