Artigos

Ótima notícia: Todo Contador pode ter uma rotina bem organizada em sua empresa

A solução para seus problemas está nos números. Será?

Você, assim como eu, em algum momento já leu ou ouviu a frase “Sem matemática não há arte”, de autoria de Luca Pacioli. Eu concordo com ele, em partes!

Quando estudei Contabilidade, fiz o curso técnico antes de optar pela graduação em Administração de Empresas, aprendi a lidar com números, certamente com você não foi diferente. Não há problema algum em considerar que o estado da arte depende da matemática e nem em considerar que os números são o que há de mais importante em uma empresa. O problema reside em considerar que somente eles resolverão todos os problemas do dia a dia!

Anúncios

O texto abaixo foi escrito por Konosuke Matsushita, um dos símbolos do poderio japonês do século passado. O nome dele não é tão famoso fora do mundo corporativo, mas todos nós já compramos algum produto de suas empresas, National – Panasonic.

Não vou me aprofundar na história dele, vou ressaltar apenas que ele construiu seu grupo dentro dos princípios japoneses da disciplina e do respeito à coletividade, logo você vai entender a importância de tais princípios.  

O Senhor Konosuke escreveu certa vez uma confidencia (não encontrei relatos do que o motivou), em minha opinião todas as palavras continuam tão atuais que parecem ter sido escritas hoje. Leia com bastante atenção, como se sua vida dependesse dessa leitura (talvez dependa)!

Anúncios

Segue sua confidência:

“Nós venceremos e o Ocidente Industrial perderá a batalha: vocês não podem fazer muito para evitá-lo, porque já trazem consigo a sua própria derrota.

As suas organizações são Tayloristas; mas o pior é que também o são suas cabeças.

Vocês estão totalmente convencidos de que podem fazer funcionar as suas empresas distinguindo de um lado os chefes e do outro os executores; de um lado aqueles que pensam, do outro os que trabalham.

Para vocês, o “management” é a arte de fazer passar convenientemente as ideias dos chefes as mãos dos operários (funcionários).

Nós, pelo contrário, somos pós-tayloristas: sabemos que os “bussiness” (negócios) é muito complicado. A sobrevivência de uma empresa é difícil e problemática, num ambiente sempre mais perigoso, imprevisível e competitivo, que obriga a mobilizar toda a inteligência de todas as pessoas para atingir uma possibilidade de fazê-lo.

Para nós, “management” (gestão) é precisamente a arte de mobilizar e canalizar toda esta inteligência a serviço do projeto da empresa. Havendo medido melhor que vocês a amplitude dos novos desafios tecnológicos e econômicos, sabemos que a inteligência de alguns tecnocratas – embora brilhante – é insuficiente para vencê-los.

Anúncios

Como consequência, somente a inteligência de todos os seus membros pode permitir a uma empresa enfrentar a turbulência e as exigências deste novo ambiente. É por isto que as nossas empresas investem 3 ou 4 vezes mais na formação de seus recursos humanos do que fazem as suas; esta é a razão da existência em nossas empresas de um clina de diálogo e uma comunicação tão intensos. Solicitamos continuamente as sugestões de todos.

Os seus líderes sociais, muitas vezes gente de boa vontade, acham que devem defender o homem na empresa. Realisticamente, pensamos que devemos fazer com que o homem defenda a empresa, a qual lhe renderá 100 vezes o que lhe haverá dado.

Fazendo assim, acabamos de ser mais “sociais” do que vocês.

O Taylorismo é um sistema de gestão desenvolvido no início do século XIX, mas, pasmem, ainda há milhares de empresários com essa mentalidade em nosso dia a dia. Você já parou para analisar se essa não é sua mentalidade e se esse não é o modelo de gestão vigente em sua empresa? Já pensou nas consequências negativas para seu escritório se a resposta para essa pergunta for ‘Sim’?

A confidência do Sr. Konosuke nos mostra sua preocupação, já no século passado, com o modelo de gestão participativa para canalizar a inteligência dos colaboradores no sentido de obter resultados positivos para a rotina, os processos, as decisões e consequentemente para os clientes. Ignorar tal reflexão não é uma decisão que aconselho, por isso, sugiro que leia algumas vezes o texto dele, quantas forem necessárias para te convencer a mudar o que for necessário para garantir um ambiente mais social e participativo.

Se não aplicar, nada acontecerá, então mãos a obra!

Em minha opinião, toda leitura, seja ela de um livro ou de um artigo, deve nos trazer benefícios e nos ajudar a melhorar algum aspecto em nossa vida, no trabalho, etc.

Pensando nisso, vou deixar abaixo algumas dicas para você colocar em prática ainda este ano, garanto que os resultados irão te deixar um pouco mais feliz e que você começara a respirar aliviado por saber que a rotina e os processos em seu escritório estão caminhando de forma satisfatória.

Mobilização

Mobilize colaboradores de todas as áreas da empresa e os incentive a buscar sugestões de melhorias para suas e demais áreas da empresa.

Reunião

Realize uma reunião mensal ou quinzenal para consolidar as ideias e analisar a viabilidade de cada uma delas.

Execução

Elabore um projeto de execução, incluindo o investimento necessário, o tempo de retorno e possível lucratividade e entregue aos gestores dos departamentos para validar. Se quiserem utilizar um modelo, sugiro que iniciem construindo um plano de ação. Nesse link há um modelo que você pode fazer o download gratuitamente. Gosto muito de trabalhar com o 5W2H1S, ele é simples mas muito eficiente para organizar a execução de projetos e também controlar o andamento das tarefas.

Equipe

Fonte: Freepik

Você pode escolher os colaboradores que irão participar desse processo, mas em meus vinte anos de experiência constatei que os resultados são melhores quando toda a equipe tem a oportunidade de participar. As pessoas que conhecem as necessidades de melhorias na empresa são aquelas que estão diariamente em contato com as tarefas e com o cliente, deixa-las de fora dessa discussão é desperdiçar um conteúdo muito valioso.

Premiação

Pessoas se sentem mais motivadas a realizarem uma ação se souberem que haverá um prêmio envolvido. Sabendo disso, defina um prêmio a ser concedido para a(s) melhor(es) ideia(s).

Resultados

Contador (a) feliz

O resultado será surpreendente, te garanto! Engajar as pessoas nas decisões diárias é uma forma eficiente de tornar o ambiente da empresa mais colaborativo e sociável, o que irá contribuir diretamente com um aumento na motivação das pessoas. Mas lembre-se, os colaboradores se sentirão mais motivados ao serem convidados a participar desse processo, mas essa motivação só irá permanecer na equipe se as ideias saírem do papel e se tornarem realidade na rotina deles.

Concluindo…

E para finalizar quero recomendar que você coloque minhas sugestões em prática. Após treze anos orientando e prestando consultoria para empresas de Contabilidade, posso afirmar sem medo de errar:

– A rotina desorganizada de muitos escritórios de Contabilidade desgasta e desmotiva os colaboradores, eles estão sedentos por mudanças. Seja sincero em suas intenções e as pessoas que trabalham em sua empresa certamente irão contribuir, afinal são eles que obterão os benefícios dessa mudança.   

E ai, que tal sugerir o mesmo na empresa em que você trabalha? Se você for um dos sócios da empresa, que tal já reunir a equipe para iniciar essa discussão?

Te desejo muita sorte e sucesso nessa jornada!

Abraços,

Edna Alves.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir a conversa
Olá! Posso ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?
Verified by MonsterInsights